Corpo Docente

 

 

 

Beatriz Rodrigues Lopes Vincent – Prof. Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/7177706301964248)

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).
Concluiu cursos de Programação (1987) e Análise de Sistemas (1989) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Aperfeiçoamento em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutorado em Saúde Pública, ENSP-FIOCRUZ, defendido em dezembro de 2011. Profa. Adjunta do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTIES-UERJ) a partir de Agosto de 2012. Analista de Sistemas da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) desde 1997 e atualmente lotada na Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública. Possui particular interesse pela pesquisa e ensino no tema da Competência em Informação. Autora de livro, capítulo de livro e artigos em revistas nacionais e internacionais.

 

 

 

Jose Augusto Fernandes Quadra – Prof. Associado

 

 

Luciana Tricai Cavalini – Prof. Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/4765080870408661)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e pós-doutorado em Medicina Social pelo Karolinska Institutet, Suécia (2008). Atualmente é Professora Adjunto 4 (40 horas) do Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora Associada I (20 horas) do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ocupou o cargo de Diretora do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (gestão 2008-2012). É orientadora do Mestrado Profissional em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense (UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFF) e dos Mestrados Profissionais em Defesa e Segurança Civil (UFF) e em Saúde Materno-Infantil (UFF). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e informática em saúde, avaliação de tecnologias em saúde, economia da saúde e epidemiologia social.

 

 

 

Maria Cristina Donaire Gutierrez – Prof. Adjunto

 

 

Nadia Cristina Pinheiro Rodrigues – Prof. Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/4092510874563802)

Possui graduação em Odontologia (1990), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007).
Atualmente é coordenador de pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); chefe de departamento e professor adjunto de epidemiologia e bioestatística do Departamento de Tecnologias da Informação (DTIES) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (PGSP/ENSP/FIOCRUZ) em Ciências Médicas (PGCM/FCM/UERJ) e em Telemedicina e Telessaúde (MPTT/UERJ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, bioestatística, informática médica e atenção básica.

 

Sergio Miranda Freire – Prof Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/3730620853566536)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988 e 1994, respectivamente).
Atualmente é professor associado do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde – Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Bioestatística e Engenharia Biomédica, com ênfase em Sistemas de Informação, Análise de Dados e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

 

 

 

Rômulo Cristovão de Souza – Prof Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/4202732105571744)

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Teresópolis, RJ (1991), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professor adjunto no Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde (DTIES) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência em desenvolvimento e pesquisa de sistemas de informação, atuando principalmente com: metodologias e tecnologias para produção de informação em saúde, o que inclui: sistemas de informação em saúde, bancos de dados, data warehouse e vinculação de registros (record linkage), software para Business Intelligence (BI) e visualização de dados em saúde e Big Data.

 

Mary Rangel: Profª visitante

(http://lattes.cnpq.br/2173146648220598)

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aprofundamento de estudos em nível de Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Pesquisadora Nível 1D do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder dos Grupos de Pesquisa sobre Ação Docente Continuada, Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência e Representações Sociais e Educação. Participante do Grupo de Estudos Interdisciplinares/GREI, de Faro, Algarve, Portugal. Participante desde 2006, e Presidente, desde 2008, da Comissão de Progressão aos níveis de Associado na UFF, na área de Educação, auxiliando também, quando solicitada, as áreas de Letras e Serviço Social.
Na UERJ, está atualmente como Pesquisadora Visitante, classificada em Processo Seletivo implementado para professores aposentados, pelo Departamento de Pesquisa (DEPESQ), em março de 2015. Autora de vários livros, capítulos, trabalhos publicados em Anais de Congressos, no Brasil e no exterior. Participante do grupo de fundadores do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEUFF, onde atua na linha de pesquisa de Cotidiano da Escola e das Camadas Populares, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/PGCM, onde atua na linha de pesquisa de Informação e Educação em Saúde. Orientadora da primeira Tese defendida no PPGEUFF.