Corpo Docente

Beatriz Rodrigues Lopes Vincent – Prof. Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/7177706301964248)

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Concluiu cursos de Programação (1987) e Análise de Sistemas (1989) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Analista de Sistemas da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) (1997-2018). Doutorado em Saúde Pública, ENSP-FIOCRUZ, defendido em dezembro de 2011. Profa. Adjunta do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTIES-UERJ). Autora de livro, capítulos de livro e artigos em revistas nacionais e internacionais. Licenciada oficialmente das suas funções no Brasil desde março de 2018. Mais recentemente, participou de dois editais de escrita de ficção e cursou Scientific Writing na School of Liberal Arts, IUPUI, EUA.

Carlos Augusto Moreira de Sousa – Prof. Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/5171094486152980)

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2008), doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, linha de pesquisa modelagem matemática, estatística e computacional aplicada à saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (2016). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem estatística e aplicação de métodos de machine learning, análise de sobrevida, violência, câncer, análises de ensaios clínicos controlados randomizados e inquéritos de saúde.

Denizar Vianna Araujo – Prof. Titular

(http://lattes.cnpq.br/1476496259670853)

EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO: possui Graduação em Medicina (1989), Residência em Medicina Interna (1992), Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), MBA pelo COPPEAD (1998) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Possui capacitação em Prática Clínica Baseada em Evidências pelo método da McMaster University (2006). ATIVIDADE PROFISSIONAL: Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) CNPq/Brasil. Member Editorial Advisory Board of The Value in Health Regional Issues. Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2019-2020). Tem experiência na área de Economia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Clínica, Avaliação de Tecnologia em Saúde e Farmacoeconomia.

Jose Augusto Fernandes Quadra – Prof. Associado

Lincoln Faria da Silva – Prof. Adjunto

( http://lattes.cnpq.br/9062268031425688)

É licenciado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj (2004), mestre em computação (área de concentração: Computação Visual) pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2009) e doutor em computação (área de concentração: Computação Visual) pela Universidade Federal Fluminense (2015). Sua tese de doutorado recebeu MENÇÃO HONROSA no PRÊMIO DE INCENTIVO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O SUS – 2016, promovido pelo Ministério da Saúde. Foi professor substituto do IME/Uerj (2006-2007) e atualmente é professor adjunto no Laboratório Médico de Pesquisas Avançadas do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde – Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTIES – UERJ), professor estatutário da SEEDUC-RJ, professor adjunto do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Área de interesse: Computação Visual > análise e processamento de imagens médicas digitais > Aprendizagem de Máquina > análise de imagens e exames médicos > diagnóstico automático de doenças.

Rômulo Cristovão de Souza – Prof. Adjunto

(http://lattes.cnpq.br/4202732105571744)

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Teresópolis, RJ (1991), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professor adjunto no Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde (DTIES) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência em desenvolvimento e pesquisa de sistemas de informação, atuando principalmente com: metodologias e tecnologias para produção de informação em saúde, o que inclui: sistemas de informação em saúde, bancos de dados, data warehouse e vinculação de registros (record linkage), software para Business Intelligence (BI) e visualização de dados em saúde e Big Data.

Sergio Miranda Freire – Prof. Titular

(http://lattes.cnpq.br/3730620853566536)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988 e 1994, respectivamente).
Atualmente é professor associado do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde – Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Bioestatística e Engenharia Biomédica, com ênfase em Sistemas de Informação, Análise de Dados e Avaliação de Tecnologias em Saúde.