Desenvolvimento de Material Didático para o Ensino de Estatística

Início: 2018

Coordenação: Sergio Miranda Freire

Resumo: Este projeto tem por objetivo o de desenvolver materiais didáticos, utilizando recursos computacionais, para facilitar o ensino de estatísticas para alunos e profissionais da área de saúde. Aplicações que facilitam o ensino de conceitos de estatística estão sendo desenvolvidas e incorporadas a textos didáticos e todo este material está sendo disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle para os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aplicações:

Até o momento, um conjunto de aproximadamente 30 aplicações, que ilustram diversos conceitos básicos de estatística,  foram desenvolvidas por meio do  pacote Shiny do ambiente para análise de dados R.

Estas aplicações estão disponíveis no endereço www.lampada.uerj.br/shiny.

Alternativamente, o usuário pode baixar as aplicações e executá-las em seu próprio computador, por meio do software R Studio.

Para rodar as aplicações em sua máquina, proceda da seguinte forma:

1) Descomprima o arquivo (shinyApplications.zip);

2) Instale o R Studio;

3) Instale o pacote shiny;

4) Para rodar uma das aplicações do Shiny, entre na pasta correspondente, dê um duplo clique sobre o arquivo app.R. Isto abrirá o arquivo no R Studio;

5) Clique no botão Run App do R Studio.

6) Eventualmente será necessário instalar algum pacote exigido pela aplicação, os quais são especificados nas linhas iniciais da aplicação.

Publicações:

Livro eletrônico: Bioestatística básica

Livro eletrônico: Introdução ao R, RStudio e R Commander (arquivo a ser utilizado no livro)

FREIRE, S. M. Using Shiny to illustrate the probability density concept. Teaching Statistics, 41(1):30–35, 2019, https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/test.12176. O código fonte da aplicação utilizada nesse artigo pode ser encontrado aqui.