{:br}Início: 2018
Coordenação: Sergio Miranda Freire
Resumo: Este projeto tem por objetivo o de desenvolver materiais didáticos, utilizando recursos computacionais, para facilitar o ensino de estatísticas para alunos e profissionais da área de saúde. Aplicações que facilitam o ensino de conceitos de estatística estão sendo desenvolvidas e incorporadas a textos didáticos e todo este material está sendo disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle para os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Aplicações:
Até o momento, um conjunto de aproximadamente 25 aplicações, que ilustram diversos conceitos básicos de estatística, foram desenvolvidas por meio do pacote Shiny do ambiente para análise de dados R.
Estas aplicações estão disponíveis no endereço www.lampada.uerj.br/shiny.
Alternativamente, o usuário pode baixar as aplicações e executá-las em seu próprio computador, por meio do software R Studio.
Para rodar as aplicações em sua máquina, proceda da seguinte forma:
1) Descomprima o arquivo (shinyApplications.zip);
2) Instale o R Studio;
3) Instale o pacote shiny;
4) Para rodar uma das aplicações do Shiny, entre na pasta correspondente, dê um duplo clique sobre o arquivo app.R. Isto abrirá o arquivo no R Studio;
5) Clique no botão Run App do R Studio.
6) Eventualmente será necessário instalar algum pacote exigido pela aplicação, os quais são especificados nas linhas iniciais da aplicação.
Publicações:
Livro eletrônico: Bioestatística básica (função utilizada para comparação de proporções em dados pareados)
Livro eletrônico: Introdução ao R, RStudio e R Commander (arquivo a ser utilizado no livro)
FREIRE, S. M. Using Shiny to illustrate the probability density concept. Teaching Statistics, 41(1):30–35, 2019, https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/test.12176. O código fonte da aplicação utilizada nesse artigo pode ser encontrado aqui.
{:}{:en}Begining: 2018
Coordination: Sergio Miranda Freire
Abstract: This project aims at developing teaching materials, using computational resources, to help to teach statistics to health sciences students and professionals. Applications that facilitate the teaching of statistical concepts are being developed and incorporated into textbooks, and all this material is available in the Moodle virtual learning environment for undergraduate and postgraduate courses at the Faculty of Medical Sciences of the Rio de Janeiro State University.
Applications:
To date, a set of approximately 25 applications, which illustrate several basic statistical concepts, have been developed through the Shiny environment package for R data analysis.
These applications are available at www.lampada.uerj.br/shiny.
Alternatively, the user can download the applications’ source code and run them on their own computer, using the R Studio software .
To run the applications on your machine, proceed as follows:
1) Unzip the file (shinyApplications.zip);
2) Install R Studio;
3) Install the shiny package;
4) To run one of Shiny’s applications, enter the corresponding folder, double click on the file app.R. This will open the file in R Studio;
5) Click the R App Run button;
6) Eventually it will be necessary to install some packages required by the application, which are specified in the beginning of the application.
Publications:
E-Book: Bioestatística básica (função utilizada para comparação de proporções em dados pareados)
E-Book: Introdução ao R, RStudio e R Commander (file used in this E-book)
FREIRE, S. M. Using Shiny to illustrate the probability density concept. Teaching Statistics, 41(1):30–35, 2019, https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/test.12176. This application source code is available here.
{:}