Prefácio

Este texto tem como objetivo familiarizar o usuário com o R a partir de um ambiente integrado de desenvolvimento, conhecido como RStudio, e de um dos pacotes do R, R Commander, que oferece uma interface gráfica para acesso a um número de funções do R. Com isso, espera-se tornar menos íngreme a curva de aprendizado do R, especialmente para usuários das áreas não exatas.

O capítulo 1 faz uma breve introdução ao R e mostra os procedimentos para a instalação do R, do RStudio e do pacote R Commander.

O capítulo 2 faz um breve tour de alguns dos recursos de manipulação de dados e gráficos do R, utilizando o R Commander. Os detalhes dos procedimentos realizados nesse tour serão descritos nos capítulos seguintes.

O capítulo 3 apresenta as classes atômicas e estruturas básicas do R que podem eventualmente ser úteis quando for necessário manipular os dados para realizar análises ou produzir efeitos que não podem ser obtidos diretamente por uma interface gráfica como o R Commander. Também esse capítulo é necessário para uma compreensão da sintaxe dos comandos gerados a partir do R Commander.

O capítulo 4 mostra como ler conjuntos de dados a partir de arquivos disponíveis em pacotes do R ou importá-los de outras fontes, como planilhas eletrônicas. Ele também mostra como gravar um conjunto de dados num formato que pode ser lido diretamente no R, ou exportá-lo para ser lido em um outro programa.

O capítulo 5 mostra como utilizar o R Commander para salvar e carregar scripts e a utilização do R Markdown para gerar relatórios em html a partir das análises realizadas.

O capítulo 6 apresenta uma série de funções para a manipulação de variáveis em um conjunto de dados, como criação de novas variáveis, conversão de variáveis numéricas para fator, recodificação de variáveis etc., e a manipulação do próprio conjunto de dados, como criação de outros conjuntos de dados a partir de um subconjunto do arquivo corrente, mudança da disposição do conjunto de dados, etc. Esse é um capítulo fundamental, porque raramente o usuário vai realizar uma análise de dados em um arquivo sem criar ou transformar variáveis originalmente presentes no conjunto de dados.

O capítulo 7 mostra como gerar tabelas de frequências para uma variável e tabelas de frequências conjuntas para duas ou mais variáveis via R Commander e via linha de comando.

O capítulo 8 introduz diversos gráficos que podem ser gerados pelo R Commander, assim como a eventual utilização da linha de comando para obter efeitos não disponíveis via interface gráfica.

O capítulo 9 mostra como manipular datas e tempos no R e o capítulo 10 introduz o conceito de sessão e apresenta alguns recursos para gerenciar uma sessão do R, como a noção de espaço de busca e diretório de trabalho, remoção de objetos etc.

Finalmente o capítulo 11 apresenta noções básicas sobre as estruturas de controle e funções no R para aqueles que eventualmente venham a desenvolver scripts no R.

Sergio Miranda Freire, Rio de Janeiro
Novembro de 2021